Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Depoimento

Consegui passar a graduação toda sem greve... foi muita sorte mesmo. Lembro que um dos motivos que me estimularam a sair de Brasília aos 18 anos foi o histórico de greves da UnB nos anos 80 e a imagem de uma universidade muito guiada "aos ventos" dos movimentos políticos e ideológicos. Na UNICAMP houve uma greve de proporções históricas em 1988, se não me engano, pouco antes de eu chegar por lá e outra no ano seguinte a minha graduação. E agora? Entramos em greve aqui no campus Sorocaba da UFSCar, é uma situação nova para alunos e para muitos docentes... sei que a maioria dos meus colegas (e eu) sonhou com a idéia de ser professor universitário e não fez a escolha com base no salário certamente, mas pelo ideal de participar da formação de pessoas e profissionais, por termos tido professores que nos serviram de exemplo e inspiração, para termos como bagagem - ao final dos nossos dias - uma multidão de pessoas que seguiram seu caminho levando uma mensagem, uma frase ou uma imagem (boa, eu espero) de nós. Uma aluna entrou em minha sala na sexta-feira e disse: "Boa greve para vocês!" ??? Estou até agora pensando nisso, como uma greve pode ser boa? Não pode. Mas foi nossa decisão neste momento, pela valorização do professor e por melhores condições de trabalho para um ensino de qualidade. É possível viver de sonho, mas não sei até quando...
Ana Cláudia Lessinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário